Cine Paredão e Museu Victor Meirelles apresentam : LOOP GODARD

01/10/2012 15:26

10 horas seguidas de programação dedicada a Jean-Luc Godard.
Fala sobre o cineasta com a professora de cinema da UFSC, Clelia Mello, às 18h30.

Dia 28/09/2012

Local: Museu Victor Meirelles.

Horário: A partir das 13 horas.


Programação:

Le Mépris / O Desprezo
1963 / 106 min
Sinopse: Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.

Le dinosaure et le bébé – O dinossauro e o bebê
1967 / 60 min
Sinopse: Diálogo em oito partes entre Fritz Lang et Jean-Luc Godard sob a condução (direção) de André S. Labarthe.

Histoire(s) du Cinèma – História(s) do Cinema
1988 a 1998 / 266 min
Sinopse: Obra monumental de Jean-Luc Godard, constituída de 4 capítulos, cada um dividido em duas partes, num total de oito episódios.

Às 18h30, Clélia Mello (professora do Curso de Cinema da UFSC) falará sobre os filmes exibidos e o cineasta Jean-Luc Godard.

La origine du siècle XXI – A origem do século XXI
2000 / 16 min
Sinopse: Em vez de produzir um curta em comemoração (ou uma curta comemoração) para a
entrada do cinema no segundo século, como encomendado pelos organizadores do festival de Cinema de Cannes 2000, Godard em contrapartida apresentou imagens reeditadas de guerras e atrocidades nazistas intercaladas com cenas de Maurice Chevalier em “Gigi” e do próprio Godard em “Acossado”.

Je Vous Salue Sarajevo – Eu vos saúdo Sarajevo
1993 / / 2 min
Sinopse: Uma reflexão sobre a cultura européia, nacionalismos e a guerra da Bósnia, a partir de uma foto de guerra dos fotógrafos Ron Haviv e Luc Delahaye.

JLC/JLC Autoportrait de décembre – JLC/JLC Autorretrato de dezembro
1995 / 50 min
Sinopse: Jean-Luc Godard reflete sobre o seu lugar na história do cinema, a interação entre a indústria cinematográfica e a arte assim como sobre o ato de criação artístico.

Cine Paredão apresenta: NASCI DE UMA CEGONHA

01/10/2012 15:19

Sinopse: Um jovem francês desempregado, chamado Otto, vive com sua mãe. Já sem esperança de conseguir um emprego, cansa de sua vida sem sentido, da sociedade e do sistema. O mesmo se passa com Louna, uma alemã que acabou de ser despejada e demitida, e Ali, um jovem imigrante árabe, cuja família tenta esconder suas origens étnicas, trocando seus costumes pelos costumes franceses. Os três acabam caindo na estrada, roubando carros e cometendo delitos, em um espírito anarquista de rebelião contra tudo. Encontram também pelo caminho uma cegonha ferida, que simboliza os anseios dos imigrantes e as dificuldades e limitações enfrentadas por eles, tentando manter um espírito que sonha em voar livremente.

O filme também discute o próprio cinema e a linguagem cinematográfica, criando uma reflexão metalinguística que questiona a narrativa. Fazendo referência a muitos diretores de cinema e escritores revolucionários, ele propõe questões sobre o rumo da sociedade contemporânea, refletindo sobre as camadas mais vulneráveis da mesma com os temas de exclusão social, minorias raciais e a imigração ilegal.

Direção:Tony Gatlif
Ano: 1999
Duração: 75 minutos
Com:
Abel Jafri
Romain Duris
Rona Hartner
Ouassini Embarek

Trailer – Nasci de uma cegonha

Local: Bosque do CFH

Data:19/09/2012

Horário: 20 :00 

Tags: nasci de uma cegonha