Cine Paredão Apresenta: Uma Onda No Ar

14/05/2013 23:54

 

Dona Isabel que história é essa? Pensando criticamente o dia 13 de maio.

A pergunta “Dona Isabel que história é essa?” É título de uma música de capoeira, onde Mestre Toni Vargas, do Grupo Senzala (um dos grupos de capoeiras mais importantes do Brasil que, nesse ano de 2013, completa 50 anos de trajetória) indaga a história corrente e aprendida nos livros didáticos na escola, levantando questões ao longo de sua música, como: Quais lutas aconteceram neste período da escravidão que impulsionaram o ato de liberdade? Será que o decreto feito pela Princesa Isabel foi um ato de bondade? Quais as estratégias e forças políticas estavam envolvidas neste momento escravocrata? Qual foi papel dos quilombos neste momento de luta contra a escravidão? Qual a importância histórica deste acontecimento na atualidade?

Com a exibição do curta-metragem “No rastro da carne” (2007, Direção Lau Santos e Silvio Almeida) e do longa-metragem “Uma onda no ar” (2002, Direção Helvécio Ratton) o Cine Paredão propõe um espaço crítico-reflexivo sobre o mês da abolição, onde os debatedores Lau Santos (diretor do curta-metragem e diretor do NAN, Núcleo de Atores Negros) e Benjamin Abras (ator que participou de Uma onda no ar e performer mineiro) possam criar conexões entre suas experiências artísticas e o acontecimento histórico em questão.

Jorge, Brau, Roque e Zequiel são quatro jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.

Título no Brasil: Uma Onda no Ar
País de Origem: Brasil
Tempo de Duração: 95min
Direção: Helvecio Ratton

Trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=ra3H9BCcSdQ

A sessão acontecerá em novo horário, às 19h, dia 17 de Maio, no Mini Auditório do CFH. Após, haverá um debate.


Cine Paredão Apresenta: Rockers

06/05/2013 23:47

Neste mês de maio – mês da Abolição da Escravatura – o Cine Paredão abre seu espaço com uma série de filmes que visam discutir e provocar novos olhares, ideias e saberes advindos da luta, história e cultura negra. Nesta próxima sexta-feira, dia 10 de maio, o Cine Paredão ajusta o foco de suas lentes para rememorar um dos grandes nomes do Reggae, Bob Marley. No dia 11 de maio de 2013 se completará 32 anos da morte deste ícone jamaicano que deu voz a muitos povos com sua música e popularizou o reggae. Reggae é um estilo musical com origem na Jamaica, e que entre outros temas traz fortes críticas a sociedade em que vivemos, especialmente sobre as desigualdades sociais e os preconceitos. Ao invés de ilustrarmos a vida e morte do cantor jamaicano, decidimos dividir com o público a história de outros grandes nomes do reggae- que participam do filme- e difundir através da telinha a realidade da Jamaica, em tempos de vida do Bob Marley. Não perca, nesta sexta-feira o filme “Rockers” , de 1978, dirigido por Theodorus Bafaloukos O filme se passa nos guetos da Jamaica, e conta a história de Horsemouth, um músico de reggae, que tenta ganhar dinheiro e se estabelecer no mercado musical.

Título no Brasil: Rockers
Título Original: Rockers I’s Dangerous
País de Origem: Jamaica
Tempo de Duração: 99min
Direção: Ted Bafalakous

Trailer do filme: http://youtu.be/mx8g4yoVkGU

A sessão acontecerá em novo horário, às 19h, dia 10 de Maio, no Bosque do CFH. Em caso de chuva o evento será transferido para o mini-auditório do CFH.